Conheça o Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas

 

 

Só a história pulsante do Circuito Trilha dos Inconfidentes bastava. Mas a rota turística é natureza exuberante. É turismo rural. É gastronomia única. É a simplicidade do interior. É arquitetura barroca. É boa prosa. É banco na praça, linha de trem, memória. É patrimônio cultural que quando vivenciado, vira patrimônio pessoal.

E quem não quer experimentar um caminho desses?

Desde 2015, essa belíssima região de Minas Gerais, que compreende 20 cidades, valoriza uma parte significativa da história do país através de experiências enriquecedoras. É uma rota para quem aprecia belas paisagens, arte e manifestações culturais típicas que exaltam a autêntica cultura mineira.

Conheça as cidades que fazem parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes, suas atrações e riquezas culturais.

 

Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas Gerais

Igreja Matriz de Santa Antônio, em Tiradentes – MG

Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas Gerais

Igreja São Francisco de Assis, em São João del-Rei – MG

 

Circuito Trilha dos Inconfidentes: uma rota turística em Minas

 

O nome se justifica por causa dos 9 inconfidentes, dos 27 no total, que residiam na Comarca do Rio Mortes, com sede na Vila de São João del-Rei. A comarca, cortada pela histórica Estrada Real, compreendia os povoados que originaram as cidades do circuito:

Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, Tiradentes.



O que você vai encontrar: atrações do Circuito Trilha dos Inconfidentes

 

Em todo esse circuito de turismo em Minas, é impossível não se encantar com as mais diversas manifestações culturais – pinturas, esculturas, música e culinária. São inconfundíveis as esculturas em madeira e material reciclado de Bichinho, distrito de Prados, que tem a alcunha oficial de Vitoriano Veloso, nome do único inconfidente negro. Assim como os arreios, selas e outros artigos de montaria feitos em Dores de Campos. Os bordados e tapetes de Resende Costa não ficam atrás! E os móveis de demolição de Santa Cruz de Minas, Tiradentes e Bichinho atraem pessoas de todo o país.

Em todas elas, nem é preciso falar das construções históricas setecentistas, das fazendas antigas, dos casarões e das magníficas igrejas e capelas.

Para quem gosta de uma cachoeira, saiba que a do Bom Despacho, em Santa Cruz de Minas, é uma das mais visitadas da região. E a Represa de Camargos, em Nazareno, atrai os que gostam de pesca, caiaque, veleiro e windsurfe. Em Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Tiradentes e várias outras também há quedas e poços ótimos. Mas os complexos de cachoeiras de Carrancas são de fazer cair o queixo.

Lagoa Dourada, a cidade do rocambole, também é o berço do jumento da raça Pêga, e Entre Rios de Minas, o berço da raça Campolina.

Para beber uma boa cachaça mineira há várias opções, mas imperdível mesmo é a do alambique mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, em Coronel Xavier Chaves. O local pertence aos descendentes do herói da inconfidência mineira, Tiradentes.

Em Alfredo Vasconcelos, não perca o Festival de Morangos, Rosas e Flores. Mas se o assunto é evento, Tiradentes se destaca. É lá que acontecem a Mostra de Cinema de Tiradentes, que está na 20ª edição, e o tradicional Festival de Cultura e Gastronomia. São João del-Rei também tem seu Festival de Inverno, e as diversas festas religiosas fazem sucesso em várias das cidades do Circuito Trilha dos Inconfidentes.

Cavalgadas, trilhas, caminhadas, off-road e ecoturismo contribuem para que sua viagem pelas cidades do Circuito Turístico seja uma experiência incrível. E o clima ajuda: o friozinho do inverno torna tudo ainda mais gostoso, principalmente se tiver um fogão à lenha, uma lareira ou uma cachaça da boa.

 

Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas Gerais

Artesanato de Bichinho (Vitoriano Veloso), em Prados – MG

Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas Gerais

Velho Ferreira e Tabaroa, alambiques em Bichinho – MG

Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas Gerais

Cachoeira da Fumaça, em Carrancas – MG

Circuito Trilha dos Inconfidentes em Minas Gerais

Cascata da Zilda, em Carrancas – MG

 

Conheça mais sobre algumas cidades do Circuito Trilha dos Inconfidentes:

 

> Barbacena – Visitando o Museu da Loucura

> Bichinho (Prados) – O que fazer em Bichinho

> Carrancas – As melhores cachoeiras em Carrancas

> São João del-Rei – Pontos Turísticos de SJDR

> Tiradentes – O que fazer na cidade histórica de MG

 

Sede do Circuito Trilha dos Inconfidentes

Rua Getúlio Vargas, 242A – Centro, São João del-Rei | (32) 3372-8011

E-mail: turismo@trilhadosinconfidentes.tur.br | Site

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3
 

Circuito Trilha dos Inconfidentes, Minas Gerais

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *