Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

 

 

Uma obra-prima da natureza entre as montanhas da Mantiqueira. A Cachoeira da Fragária é a maior e mais incrível de Itamonte, sul de Minas Gerais, com quase 100 metros de uma queda cinematográfica. Guardada entre as montanhas verdes e rodeada por uma belíssima estrada de araucárias, a atração está isolada. Entretanto, quem chega ao bairro rural Campo Redondo a encontra facilmente.

A cidade fica a cerca de 75 quilômetros de Resende, no interior do Rio de Janeiro e a 430 da capital, Belo Horizonte.

Confira as dicas e veja um passo a passo de como chegar em uma das maiores atrações de Itamonte.

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Vista por cima da Cachoeira da Fragária

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Base da Cachoeira da Fragária – Itamonte / MG

 

Cachoeira da Fragária: quase 100 metros de queda

 

A cachoeira fica a cerca de 33 quilômetros do centro de Itamonte, e a 1.350 metros de altitude, na estrada entre os bairros rurais Campo Redondo e Fragária. Ela pode ser avistada do alto, parando na estradinha, e também é possível chegar até a sua base, para avistá-la por baixo.

A descida é íngreme, mas não é longa. Em meia hora estamos diante da queda enorme e impressionante. E ainda há um poço ótimo para banho.

A cachoeira é uma das principais atrações da Volta dos 80, um percurso circular de 80 quilômetros que começa em Itamonte e segue para a Garganta do Registro, passando pela estrada do Parque Nacional do Itatiaia e por várias atrações lindíssimas da Serra da Mantiqueira.

 

Como chegar no bairro Campo Redondo

 

  1. Na BR-354, que cruza a cidade e é a rua principal de Itamonte, desça a rua em frente ao Thomaz Hotel.
  2. Passe pela Praça da Bíblia e siga até o final da rua. Você verá placas indicando a Estrada para Alagoa e Aiuruoca.
  3. Siga por esse trajeto, inicialmente de calçamento de bloquetes, e em seguida por estrada de terra em boas condições. É bem sinalizado: basta ficar atento às placas e seguir a direção dos bairros Fragária, Campo Redondo ou Pousada Fragária.
  4. São cerca de 32 quilômetros de estrada até o bairro Campo Redondo. Ao chegar, quase em frente à linda igrejinha do bairro, está o Bar do Barbosa, que serve lanches, almoço caseiro e gentilmente dá informações sobre a região.
  5. Há placas indicativas em frente ao bar e são mais mil metros de estrada até o mirante na beira da estrada.

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Saída da Estrada Alagoa e Aiuruoca para o bairro Campo Redondo

 

Do Campo Redondo à Cachoeira da Fragária

 

Também é possível descer pelo pasto, adentrar uma pequena mata bem íngreme (se agarrando nas raízes e troncos) e chegar até a base da cachoeira. No pasto não há uma trilha bem definida e é preciso descer em linha reta. Ao adentrar a mata, o caminho fica mais visível, mas não há placas e alguns trechos podem confundir. Em algumas partes mais escorregadias, há cordas e cipós que auxiliam, fique atento.

É uma aventura, mas o poço é ótimo para banho.

Nós paramos no Barbosa Bar e conhecemos algumas pessoas que moram ou têm casa no bairro, com quem trocamos figurinhas. Por fim, o Alberto, sobrinho dos donos do bar, foi com a gente até o poço da Cachoeira da Fragária, mostrando, mais uma vez, que não há nada melhor do que conhecer as pessoas dos lugares que visitamos. Gratidão!

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Vista a partir da estrada entre os bairros | Repare que no pasto não há trilha. Na foto, estamos subindo de  volta em direção às árvores

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Adentramos a trilha na mata naquele “vão no cantinho da esquerda

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Descida íngreme na mata

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

É preciso se agarrar nos galhos para não escorregar

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Alberto, que foi com a gente para a cachoeira

 

O poço da Cachoeira da Fragária

 

O poço maior fica logo acima do ponto de chegada, atravessando a água pelas pedras e subindo pela margem esquerda da cachoeira.

De todos os pontos a vista é sensacional! São cerca de 30 minutos de descida até a cachoeira do rio Aiuruoca, que nasce no alto do Parque do Itatiaia e passa pelo bairro Fragária em um majestoso cânion.

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Além do poço menor, entrando pelas pedras a esquerda, é possível chegar no poço maior, mais pra cima

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

O poço maior da Cachoeira da Fragária

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária pelo Brejo da Lapa

 

Outra opção de trajeto é pelo Brejo da Lapa, que fica na Estrada do Parque Nacional do Itatiaia. A estrada começa na BR-354, sentido Rio de Janeiro, cerca de 20 quilômetros do centro de Itamonte, no local conhecido por Garganta do Registro (há placas, comércio, etc). Após entrar na estrada para o parque, são mais 8 quilômetros e há placas indicando a bifurcação à esquerda para o Brejo da Lapa. Siga as placas que indicam o bairro Fragária e a Pousada Fragária.

Só carros 4 x 4 conseguem passar nessa estrada. A outra opção, embora mais longa, está em boas condições.

Dica: do bairro Campo Redondo são mais 33 quilômetros até a cidade de Alagoa. A estrada é parte em bloquetes, parte em terra e parte em asfalto, tudo em boas condições.

De Alagoa até Aiuruoca são 32 quilômetros em estrada de terra plana e em boas condições (outubro de 2017).

 

Outras atrações em Itamonte

 

Itamonte é uma das cidades do sul de Minas Gerais com vocação para o turismo rural, o repouso e o ecoturismo. É conhecida por ser entrada para a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, onde estão alguma das montanhas mais altas de Minas e do Brasil.

Também é conhecida pela tranquilidade, pelo frio e pelas belezas características de quem está aos pés da Serra da Mantiqueira.

Faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, do Circuito Terras Altas da Mantiqueira e do CRER – Caminho Religioso da Estrada Real, e tem diversas outras cachoeiras.

 

Leia também: Atrações em Itamonte, Sul de Minas

 

Dicas para visitar a Cachoeira da Fragária

 

  1. Pare o carro logo depois que avistar o bairro Campo Redondo para admirá-lo do alto e conseguir enxergar o “campo redondo”.
  2. Anote o telefone da Secretaria Municipal de Turismo de Itamonte e consulte outras informações sobre a Cachoeira da Fragária e outras atrações da cidade: 35 3363-3010
  3. Fique atento a qualquer sinal de chuva, pois o volume de água é grande e há o risco de trombas d’água.
  4. Se visitar a Cachoeira da Fragária, traga seu lixo de volta e preserve o local e o meio ambiente.
  5. Pegue uma cópia do mapa abaixo nos estabelecimentos comerciais de Itamonte.

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte (MG)

Clique para ver em tamanho maior

 

Como chegar em Itamonte

 

Os aeroportos mais próximos de Itamonte são os do Rio de Janeiro, a pouco mais de 200 quilômetros. São Paulo está a cerca de 270 quilômetros. Resende é a maior cidade de referência.

De carro a partir do Rio de Janeiro ou de São Paulo, o acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até o distrito de Engenheiro Passos. Em seguida, pela BR-354 em direção a Caxambu. O trajeto passa por Resende e Itatiaia, onde há um posto de pedágio (R$ 13,80 em abril/2017). Fique atento à saída 330 em Engenheiro Passos.

Já quem vem de São Paulo passa por Queluz e segue até a mesma saída. São mais 43 quilômetros até Itamonte, passando pela Garganta do Registro.

 

Precisa alugar um carro para visitar Itamonte? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

De ônibus, a viação Sampaio liga Rio de Janeiro a Itamonte, viação Cometa liga Juiz de Fora a Resende e São Paulo a Itanhandu. Dessas duas últimas cidades há ônibus que passam em Itamonte. [ Alguns contatos: Taxi Mirinho Itamonte (35) 99117-1898 | Geraldo Viação Sampaio Itamonte (35) 99184-2303 ].




Onde se hospedar

 

Itamonte tem alguns hotéis no centro da cidade, campings nas áreas rurais e abrigos de montanha.

Reserve sua hospedagem em Itamonte ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Como chegar na Cachoeira da Fragária em Itamonte, sul de Minas Gerais
Data da viagem: outubro de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *