• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Carrancas: um destino mineiro cheio de cachoeiras

 

 

Ao contrário das enigmáticas carrancas, a cidadezinha de mesmo nome não esconde nem um pouco seus segredos. A beleza nua e crua das suas dezenas de cachoeiras chama a atenção no Sul de Minas.

Carrancas está a cerca de 120 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, e 90 quilômetros de Tiradentes, no Campo das Vertentes. Suas grandes vocações são o turismo rural, o ecoturismo e o contato com a natureza. A tranquilidade de suas ruas e as águas cristalinas de suas cachoeiras rodeadas de matas verdes, inserem a cidade na lista de destinos cobiçados para quem tem espírito aventureiro e admira belezas naturais.

Carrancas - Minas Gerais

Carrancas – MG

Cachoeira da Fumaça, Carrancas - Minas Gerais

Cachoeira da Fumaça

Complexo do Tira Prosa, Carrancas - Minas Gerais

Descida do Complexo do Tira Prosa

 

Carrancas: atrações e cachoeiras

 

Carrancas faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes, junto com mais 21 municípios, entre eles, São João del-Rey e Tiradentes. Trata-se de um dos grandes patrimônios histórico-culturais de Minas Gerais, cheio de lindas paisagens e manifestações culturais típicas que exaltam a autêntica cultura mineira.

Também faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa durante o Brasil Colônia, ligando Ouro Preto a Paraty, para levar o ouro explorado.

O interessante é que há vários complexos e em cada um deles, várias cachoeiras, grutas, cânions e poços. São eles: o Complexo da Fumaça, Complexo da Vargem Grande, Complexo do Grão Mogol, Complexo da Zilda, Complexo do Tira Prosa, Complexo da Toca e Complexo da Ponte. A maior parte está em propriedade particular e tem taxa de visitação.

 

Leia mais: As melhores cachoeiras em Carrancas

 

Em alguns complexos, o acesso às cachoeiras é rápido e tranquilo. Em outros, a visitação inclui trilhas e caminhadas. Mas se o intuito é esse, saiba que as serras da região são um convite para os trilheiros. A Serra da Chapada das Perdizes, a Serra do Moleque, a Serra das Bicas e a Serra de Carrancas atraem muitos visitantes. Afinal de contas, suas vegetações são riquíssimas, reunindo Mata Atlântica e Cerrado, e sua flora e fauna espetaculares. A Serra de Carrancas é a mais próxima da cidade e tem 25 quilômetros de extensão e altitude máxima de 1.378 metros. Tente imaginar o visual.

Além dos atrativos naturais, Carrancas ainda tem fazendas centenárias, onde é possível se hospedar, acompanhar a vida rural, andar a cavalo e provar comida caseira feita no fogão à lenha.

Carrancas conta com boas hospedagens, incluindo pousadas, hotéis fazenda e campings. Também há algumas agências que levam os visitantes para passeios ecológicos e rurais, cicloturismo, Rapel, trekking e outros.

Confira aqui como chegar em Carrancas e nas cachoeiras.

 

Serra das Broas, Carrancas - Minas Gerais

Serra das Broas

Cachoeira dos Índios, Carrancas - Minas Gerais

Cachoeira dos Índios

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


 

Carrancas – MG: 3.948 habitantes | 1.600 m de altitude | 110V

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Olá minhas amigas, quero que da próxima vez que voltarem a Carrancas conheçam a Raxa da Zilda, uma cachoeira a 1 km acima da cachoeira dos Índios, é uma das mais bonitas e em questão de aventura é 10. Em outubro estarei em Capitólio para conhecer mais lugares que mereçam um bis. Grande abraço e em dezembro, quem sabe, nos encontramos em Carrancas.

  2. Aliás, parabéns pelo blog, ficou perfeito.

  3. Adorei o post. Engraçado isso da gente morar perto de um lugar e nunca ter ido lá, né? Dá uma olhada neste post aqui: aconteceu a mesmíssima coisa comigo este ano!. https://cuorecurioso.wordpress.com/2015/06/26/olhar-de-viajante-ou-indo-ao-viaduto-13-pela-primeira-vez/

  4. Pingback:Visitando o Parque das Águas em São Lourenço | Vida sem Paredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *