Caminho Religioso da Estrada Real, de Caeté a Aparecida

 

 

O Caminho Religioso da Estrada Real – CRER veio para coroar o turismo em Minas Gerais através de um circuito que valoriza e divulga as manifestações religiosas e culturais típicas, exaltando a cultura mineira.

Com cerca de 800 quilômetros, será a maior rota de turismo religioso do Brasil, percorrendo 38 cidades que são verdadeiros patrimônios histórico-culturais de Minas Gerais e São Paulo. E de quebra, passa por lindas paisagens, histórias tricentenárias, causos e lendas, comidas típicas, tradições locais e templos de extraordinária beleza.

O marco zero é o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. E o destino final é o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A rota percorre 32 municípios mineiros e 6 paulistas, e diversas outras localidades, nos mesmos moldes do famoso Caminho de Santiago de Compostela, que liga a França à Espanha.

Cidades percorridas no Caminho Religioso da Estrada Real

 

São 86 municípios, 38 na Rota Principal e 49 na área de influência.

> Municípios mineiros:

Caeté, Sabará, Raposos, Barão de Cocais, Nova Lima, Santa Bárbara, Rio Acima, Catas Altas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro.

> Municípios paulistas:

Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.

O interessante é que assim como em outros caminhos, é possível percorrer tudo de uma vez ou por partes, começando em qualquer cidade.

> O caminho é sinalizado com totens que indicam as direções e placas que apresentam o mapa geral do caminho, mostrando as cidades do percurso.

> Veja abaixo informações sobre algumas cidades do caminho.



O Passaporte do CRER

 

Mais um para nossa coleção! Carimbando o passaporte em cada cidade, o peregrino recebe um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real. A lembrança pode ser retirada em um dos dois santuários.

Os carimbos se encontram nos pontos de apoio do CRER, localizados nas secretarias paroquiais ou nos pontos de informações turísticas de cada município.

Nós temos o Passaporte Cultural Rio, o Passaporte da Estrada Real e o Passaporte Caminhos da Canastra.

 

Leia também: Caminho da Luz, a rota de peregrinação no Brasil

 

Como percorrer e quanto tempo leva?

 

O Caminho Religioso da Estrada Real pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4 x 4. Leva cerca de 40 dias a pé, 22 a cavalo, 15 de bicicleta e 8 dias de carro, mas isso é apenas uma referência.

As peregrinações e as festas religiosas fazem parte do calendário de várias cidades mineiras e a iniciativa vai proporcionar aos peregrinos experiências culturais e religiosas. Se você tem a intenção de percorrer o caminho, programe-se de acordo com os calendários festivos das cidades. A experiência vai ficar ainda mais completa!

Marcos da Estrada Real

 

Romaria 550 – A inauguração oficial

 

O Caminho Religioso da Estrada Real será oficialmente “inaugurado” com um evento comemorativo aos 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, protetora do Brasil. Será a Romaria 550, que vai entrar para história do país.

O evento será realizado entre 3 de setembro e 9 de outubro, quando os romeiros chegarão a Aparecida e serão recepcionados por uma missa solene.

 

Roteiro de atrações e dicas sobre algumas cidades do Caminho:

 

 

> Confira mais informações no site do Caminho Religioso da Estrada Real – CRER

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3


CRER – Caminho Religioso da Estrada Real: cerca de 1 mil quilômetros de Caeté a Aparecida

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *