Pontos turísticos para ver a pé no centro de São Paulo

 

 

Nem em sete vidas seria possível conhecer a imensidão de atrações no centro de São Paulo e na cidade em geral. Mas há que se ter um ponto de partida, a começar pelos pontos turísticos principais. Separe um dia para circular a pé pelos museus, igrejas, espaços culturais e prédios históricos de São Paulo.

As atrações estão relacionadas em ordem de proximidade, confira o mapa, siga a lista e aproveite! A dica é chegar pelas Estações República ou São Bento do Metrô.

 

13 atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo

 

  1. Galeria do Rock

 

Um ícone do centro de São Paulo, reduto de skatistas, roqueiros e várias tribos descoladas. O local que funciona desde 1963 tem 7 andares e em torno de 400 lojas com artigos predominantemente ligados ao rock, hip hop, skate, piercings, tatuagens, tênis, roupas, discos.

  • Av. São João, 439, República
  • Funcionamento: segunda a sábado, de 10h às 18h

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Galeria do Rock

 

  1. Edifício Martinelli

 

O famoso prédio de 30 andares, com data de 1929, de onde se tem uma vista 360º do centro de São Paulo. No momento o mirante está fechado para visitação, mas vale a pena conferir a arquitetura clássica do exterior do edifício.

  • São Bento, 397 a 413 | Av. São João, 11 a 65 | R. Libero Badaró, 504 a 518

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Edifício Martinelli

 

  1. Edifício Altino Arantes (Banespa)

 

Outro “gigante” famoso, esse, com de 35 andares e 160 metros de altura. O Banespão foi sede do antigo Banco do Estado de São Paulo. A construção de 1947 tem estilo completamente diferente da anterior e dá para ver os dois de outro grandão, o Edifício Itália.  Pena que o mirante também está fechado para visitação.

  • João Bricola, 24
atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Banespão

Banespão ao fundo, à direita, o Martinelli

 

  1. Theatro Municipal

 

A construção é lindíssima e além dos concertos pagos, há visitas guiadas e agenda cultural de graça.

  • Praça Ramos de Azevedo
  • Visitas guiadas: terça a sexta, às 11h, 15h e 17h. Sábado e feriados, às 11h, 12h, 14h e 15h

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Theatro Municipal

 

  1. Vale do Anhangabaú

 

Entre os viadutos do Chá e Santa Ifigênia, o local é conhecido por ficar acima do Rio Anhangabaú, que corre no seu subsolo. Ali estão os prédios do Theatro Municipal, da Prefeitura de São Paulo, da Escola de Dança de São Paulo e vários outros. De vez em quando rolam alguns eventos por ali.

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Vale do Anhangabaú

 

  1. SESC 24 de maio

 

É um dos complexos mais recentes no centro de São Paulo. São treze andares com diversos espaços democráticos que reúnem pessoas de todas as idades. Vale visitar as galerias de arte, tomar um café ou um sorvete no 11º andar, onde está o espelho d’água, e visitar a piscina olímpica do terraço. O prédio de concreto, vidro e ferro tem até uma parede de escalada no 8º andar!

  • Rua 24 de Maio, 109, República
  • Funcionamento: terça a sábado 9h às 21h. Domingos e feriados 9h às 18h
atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: SESC 24 de Maio

Espelho d’água

 

  1. Mosteiro São Bento

 

A obra-prima da arquitetura tem um interior belíssimo e missas em Canto Gregoriano. Eu tive sorte em ouvir os monges por volta do meio dia, fora do horário das missas.

  • Largo de São Bento

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Mosteiro São Bento

 

  1. Mercado Municipal

 

A essa hora já deu fome e aqui é uma ótimo opção para comer! Um dos lugares mais tradicionais e uma das atrações mais procuradas em São Paulo. A dica é experimentar frutas exóticas, comprar queijos, vinhos, embutidos e outros produtos típicos e claro, tomar um chopp gelado acompanhado do famoso pão com mortadela ou um pastel gigante (gigante meeesmo).

  • Rua da Cantareira, 306

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Mercado Municipal atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Mercado Municipal

 

  1. Rua 25 de março

 

Pertinho do Mercadão, vale dar uma volta nesse imenso complexo popular de compras. Se quiser comprar algo, pesquise antes e vá direto ao ponto. Caso contrário, você ficará circulando por horas e horas (risos).

  • Funcionamento:  segunda a sexta, de 7h às 19h. Sábados, de 7h às 16h. Domingos, de 9h às 14h

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Rua 25 de Março

 

  1. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

 

A atração no centro de São Paulo tem programação cultural com cinema, música, dança e teatro, além de exposições gratuitas. Vários nomes de relevância mundial já passaram por ali. Picasso, Van Gogh, Matisse e Aleijadinho são alguns deles.

  • Rua Álvares Penteado, 112
  • Funcionamento: quarta a segunda, de 9h às 21h

 

Leia também: O que fazer no Parque Ibirapuera



  1. Pateo do Collegio

 

O local é considerado o ponto onde São Paulo nasceu. O complexo reúne o Museu Anchieta, a Igreja São José de Anchieta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, a Biblioteca Padre Antônio Vieira e o Café do Pateo.

  • Praça Pateo do Collegio, 2
  • Funcionamento dos museus: terça a domingo, de 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Pateo do Collegio

 

  1. Catedral da Sé e Praça da Sé

 

Dois ícones da história e da arquitetura que são alguns dos pontos turísticos mais visitados no centro de São Paulo.

A Catedral, com capacidade para milhares de pessoas, marca o centro da cidade e a Praça da Sé guarda o marco zero de São Paulo.

  • Funcionamento: segunda a sábado, de 6h às 18h. Domingos e feriados, de 6h às 16h
atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Catedral e Praça da Sé

Marco

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Catedral e Praça da Sé

 

  1. Liberdade

 

Para finalizar o dia, visite os bares e restaurantes do bairro das tradições orientais. Suas grandes lanternas vermelhas pelas ruas movimentadas chamam a atenção. Culinária, cultura, festas, feiras, espaços culturais, lojas e tudo mais relacionado ao oriente fazem da Liberdade um dos lugares mais visitados de São Paulo.

atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Liberdade atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo: Liberdade

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3


13 atrações para conhecer a pé no centro de São Paulo
Data da viagem: outubro de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *