O que fazer em Passa Quatro, Sul de Minas

 

 

Cercada por montanhas e por Mata Atlântica, Passa Quatro é um destino perfeito para vivenciar o turismo rural no interior de Minas Gerais. A cidade que faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real é considerada estância mineral, por causa de suas várias fontes de água.

A cidadezinha encantadora fica a cerca de 52 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, e a 250 quilômetros da cidade de São Paulo.

Com a hospitalidade mineira e a mesa farta, Passa Quatro atrai visitantes em busca do delicioso clima do interior e de seus inúmeros atrativos naturais. Ecoturismo e turismo rural são as principais atividades, juntamente com o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, a famosa Maria-Fumaça. A cidade é cercada de montanhas e atrai jipeiros, trilheiros, bikers e sedia vários eventos de esportes de aventura ao longo do ano.

Confira o que fazer, como chegar e onde se hospedar em Passa Quatro.

O que fazer em Passa Quatro - Sul de Minas Gerais

O que fazer em Passa Quatro – Sul de Minas Gerais

O que fazer em Passa Quatro - Sul de Minas Gerais

A Estação de Passa Quatro e a Maria-Fumaça (Trem da Serra da Mantiqueira)

 

O que fazer em Passa Quatro, Minas Gerais

 

Atrativos culturais

 

Trem da Serra da Mantiqueira – Maria-Fumaça

 

O passeio de duas horas parte da Estação de Passa Quatro e segue até a Estação Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo. Embalado por violeiros, os dois vagões são disputados nos fins de semana e feriados. Não há quem não se encante com as paisagens cheias de montanhas durante os 10 quilômetros percorridos. Mais ainda com as paradas no túnel que liga os dois estados e na feira de doces e artesanato na Estação Manacá.

  • Praça Paulo Frontin, s/n, Centro
  • Reservas: (35) 3371-2167 ou  tremdaserrap4@abpf.com.br | site
  • Funcionamento: sábados às 10h e 14h30; domingos às 10h; feriados e férias com horários extras
  • Bilhete: R$ 55,00 (agosto de 2017)

O que fazer em Passa Quatro - MG: Trem da Serra da Mantiqueira

O que fazer em Passa Quatro - MG: Trem da Serra da Mantiqueira

 

Casarios

 

As construções do final do século XIX até as primeiras décadas do século XX dão à cidade aquela sensação de tranquilidade. É exatamente esse clima que encanta os visitantes. O conjunto tombado como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural forma um lindo cenário para circular a pé pelas ruas de paralelepípedo de Passa Quatro.

O que fazer em Passa Quatro - MG

 

Igreja Matriz de São Sebastião

 

Construída em 1850, a igreja no centro da cidade conta com uma imagem de São Sebastião trazida de Portugal.

  • Rua Cônego Olavo, Centro | (35) 3371-1054

O que fazer em Passa Quatro - MG: Igreja Matriz São Sebastião

 

Museu Brasil Nota 10

 

O museu ao lado da Estação de Passa Quatro oferece um tour de cerca de 45 minutos, percorrendo cenários históricos em miniatura. A visita guiada é gratuita e começa com um vídeo de 7 minutos sobre a minissérie JK. Em seguida, percorre os cenários baseados em minisséries que retratam momentos como a Revolução de 32, a Revolução Farroupilha e outros. O projeto social com os jovens vale a visita.

  • Rua Saboia Lima, s/n, Centro | Tel: (35) 3371 – 3999 | Entrada Gratuita
  • Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h; domingos, das 9h às 12h30

O que fazer em Passa Quatro - MG: Museu Brasil Nota 10



Atrações Naturais

 

O ingazeiro centenário é um dos atrativos naturais de Passa Quatro. Fica entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo e tem uma copa de 30 metros de diâmetro.

 

Floresta Nacional de Passa Quatro – Flona

 

O espaço é indicado para quem deseja contato com a natureza. São 335 hectares de matas nativas cheias de beleza. Há lagos, fontes de água, espaços para piquenique, biblioteca e cachoeiras.

A Cachoeira de Iporã é a principal atração do espaço. Ela fica a 500 metros de caminhada a partir do ponto em que o carro chega. Da portaria até esse ponto são 1,3 km de estrada.

Para chegar na FLONA são 2 quilômetros de estrada asfaltada a partir do trevo da cidade. Fique atento às placas indicando o caminho na rotatória do trevo.

O local tem estacionamento, banheiros e viveiros de mudas para venda.

  • Estrada do Taboão, Bairro do Taboão | Tel: (35) 3371-1356 | Entrada gratuita
  • Funcionamento:  terça a sexta, das 8h às 17h; fins de semana e feriados, das 9h às 16h
O que fazer em Passa Quatro - MG: Cachoeira de Iporã

Cachoeira de Iporã

O que fazer em Passa Quatro - MG: Floresta Nacional de Passa Quatro

Entrada da Flona | Lago na Flona

 

Cachoeiras

 

Passa Quatro conta com diversas cachoeiras no entorno. A de mais fácil acesso é a Cachoeira da Gomeira, que fica a 3 quilômetros do centro, no bairro Pinheirinhos. Está em propriedade privada, mas tem entrada gratuita. É muito procurada para rapel e por suas várias quedas, uma delas com 40 metros. São 500 metros de caminhada do ponto onde o carro chega, passando por dois pequenos cursos d’água até a primeira queda.

Outra de fácil acesso é a Cachoeira do Mato Dentro, que está ao lado da estrada, após 6 quilômetros, no bairro Mato Dentro. São duas quedas, a última, ótima para banho.

Já a Cachoeira do Quilombo tem uma trilha mais íngreme, mas um grande poço. Fica a 2,5 quilômetros de asfalto, com acesso pelo Clube de Campo no bairro Quilombo.

O Poço da Boa Vista e o Poço do Manacá são outras opções interessantes. O primeiro fica a 7 quilômetros do bairro da Feira e o segundo fica no distrito de Pinheirinhos.

O rio de águas de tom esverdeado é um dos atrativos de Passa Quatro e alguns pontos de quedas do Rio Verde são lindíssimos. As Cachoeiras do Paraíso e do Andorinhão são mais distantes e de difícil acesso.

O que fazer em Passa Quatro - MG: Cachoeira da Gomeira

Cachoeira da Gomeira

 

Caminhos, trilhas e Circuitos

 

O relevo montanhoso do entorno confere à Passa Quatro uma beleza singular. A região oferece trilhas, travessias e caminhos de longa duração que atraem aventureiros de várias partes do país, além de fazer parte do Caminho Velho da Estrada Real.

Conheça as principais opções da região, mas lembre-se que são de nível difícil e exigem experiência e conhecimento do local.

>> Contato do guia Wellington da Agência Pega a Mochila e Vem: 035 99162-8275

A Travessia da Serra Fina é uma clássica brasileira, considerada um grande desafio para os montanhistas. São cerca de 30 quilômetros, passando pela Pedra da Mina, com 2798 metros e o Pico dos Três Estados, com 2665 metros.

 

Leia também: Dicas para a travessia da Serra Fina

 

O que fazer em Passa Quatro - MG: Serra Fina

Travessia da Serra Fina

 

O Pico do Itagaré, com 2308 metros é uma opção de trilha para um dia. São 4 quilômetros (só de ida) até o cume que oferece uma linda visão do mar de morros ao redor.

Também há a Travessia Marins-Itagaré. Geralmente são três dias para percorrer a trilha técnica e cheia de escalaminhadas, ligando o Pico do Marins, com 2420 metros, ao Itagaré.

Já o Caminho dos Anjos é uma caminhada completamente diferente. O trajeto de 231 quilômetros passando por Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Caxambu, São Lourenço e retornando a Passa Quatro pode ser percorrido a pé, de bike ou jipe.

E ainda tem o recente Caminho Religioso da Estrada Real – CRER. Trata-se da maior rota de turismo religioso do país com mais de mil quilômetros. O trajeto entre as cidades de Caeté (MG) e Aparecida (SP) passa por 32 municípios mineiros e seis paulistas, entre eles, Passa Quatro.

 

Onde comer

 

Uma boa dica é a Esfiharia Monte Líbano, próxima a Estação Manacá, em um casarão de madeira, onde tem um delicioso quibe assado, além das esfihas, claro! Outro lugar imperdível é Cervejaria Napoleão, em frente à igreja São Sebastião, que tem uma ampla carta de cervejas especiais e de fabricação própria. Para saborear pizzas e massas, vá a Forneria Antônio ou ao Seis e Meia Gourmet.

Se a ideia é uma deliciosa comida mineira no fogão à lenha, aproveite o buffet livre (no almoço) ou pratos a la carte (no jantar) no restaurante Estalagem Usina Velha. Experimente o delicioso sorvete e os chocolates da Casa do Chocolate, também perto da igreja. A cidade ainda tem diversos cafés e lanchonetes com deliciosos pães de queijo.

 

Onde se hospedar em Passa Quatro

 

A cidadezinha tem ótimas opções de hospedagem, com muitos hotéis e pousadas. As opções variam das simples às mais sofisticadas, que oferecem uma experiência completa. Muitas têm lareira, chalés e decoração que super combinam com o clima frio da serra. Ainda há alguns refúgios e campings.

Reserve sua hospedagem em Passa Quatro ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Como chegar em Passa Quatro

 

Passa Quatro está a cerca de 250 quilômetros das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A referência para ir é Cruzeiro (SP).

Quem vem de ônibus de São Paulo deve ir através da viação Cometa, até o destino. Quem quem vem do Rio de Janeiro, pode usar a viação Cidade do Aço até Cruzeiro e quem vem de Belo Horizonte, a viação Expresso Gardênia até São Lourenço.

De São Lourenço ou Cruzeiro a Passa Quatro (cerca de 1h de viagem), a viação Cidade do Aço oferece vários horários por dia (tel.: 35 3371-2131).

De carro a partir de Belo Horizonte o acesso é pela BR-381, entrando no trevo de Três Corações, em direção a Caxambu, até Passa Quatro.

A partir do Rio de Janeiro ou São Paulo, o acesso é pela BR-116 passando por Cruzeiro.

 

Se precisar alugar um carro para visitar Passa Quatro, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

Dicas e informações

 

  1. A cidade é pequena, mas tem postos de gasolina e agências bancárias.
  2. As Fontes de Água potável são uma das principais características de Passa Quatro.
  3. Visite as lojas de produtos típicos como queijos, doces, pimentas, cachaças, além de artesanato local.
  4. Os hotéis Recanto das Hortênsias e Mira Serra oferecem passeios de jipe até as cachoeiras e um passeio de trenzinho dentro da cidade, percorrendo algumas atrações.

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

  • Secretaria de Turismo e Cultura:
  • Rua Tenente Viotti, 331 – Centro | Telefone: (35) 3371-4312

 

Passa Quatro – MG: cerca de 15 mil habitantes | cerca de 940 metros de altitude
Data da viagem: agosto de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *