• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Um passeio lúdico pela Casa Torta em Bichinho, MG

 

 

Como o próprio nome já diz, a Casa Torta foi construída de um jeito diferente – e era pra ser mesmo. A casa é torta para quebrar regras e resgatar a criança de cada um. Ela foi feita para acolher, alegrar e agregar crianças, adultos, idosos e todas as pessoas que procuram um cantinho para se divertir em meio a correria do dia a dia. A proposta do lugar é estimular a imaginação e a criatividade. É um espaço versátil aberto ao público que oferece oficinas, apresentações teatrais, brincadeiras, gastronomia e música.

Ela está localizada bem na entrada de Bichinho (Vitoriano Veloso), distrito de Prados, a cerca de 7 quilômetros da cidade histórica de Tiradentes, no Campo das Vertentes das Minas Gerais. A atração tem vista privilegiada para a Serra de São José.

Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG

 

O que tem para fazer na Casa Torta?

 

Os idealizadores da Casa Torta, Renato Maia e Lu Gatelli, inicialmente, queriam construir uma sede para a sua companhia de teatro, mas o amor pela arte falou mais alto e o projeto cresceu. Hoje a Casa abriga um café super aconchegante, espaço para apresentações teatrais e brincadeiras lúdicas, lojinha e bistrô.

A base da Casa Torta é o teatro. Lá, todos podem brincar com as fantasias que ficam no segundo piso, com os brinquedos espalhados por todos os espaços. Jogos como quebra-cabeças, jogo da velha, de lógica e de tabuleiro ficam dispostos nas mesas do café, ao alcance das mãos e das ideias. No pátio, parquinho, balanços, cabanas, casinha para teatro de bonecos e inúmeros utensílios para a criançada caprichar na criatividade.

Durante os feriados, a Trupe da Cia. Entre Ato convida a todos para as suas peças e atividades. As crianças, principalmente, podem participar ativamente das apresentações. Além disso, a Casa Torta oferece oficinas de teatro e pintura, caça ao tesouro, saraus de poesia e até piqueniques.  Dá para passar o dia sem se preocupar com a hora de ir embora.

E por que agrada a adultos e crianças? Porque tudo é feito com muito amor, das brincadeiras aos cafés.

Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG

 

Outras atrações da Casa Torta

 

  1. Enquanto as crianças brincam e se divertem, os adultos podem saborear as delícias do cardápio no Bistrô. Tem comidinhas gostosas, cafés especiais, sucos e cervejas.
  2. Na lojinha, o visitante pode comprar jogos, imãs, e lembranças de Bichinho e da Casa Torta.
  3. Entre os projetos do local estão visitação de escolas, grupos de idosos e até festas de aniversário, que podem ser agendadas com antecedência por e-mail ou por telefone.
  4. Amantes de poesia e de arte em geral, podem “perder” horas caçando poemas pelo quintal. Eles estão por toda a parte.
  5. Antes de ir embora, uma caixinha de surpresas é apresentada aos visitantes. Dentro, pedaços de papel com poesias, conselhos e frases inspiradoras. Um jeito bem mineiro de levar a Casa Torta pra casa.
  6. A Casa Torta não tem Wi-Fi e também não aceita cartão de crédito ou débito, isso porque não tem sinal de internet por ali. Quando começar a chegar, o cartão será garantido, mas o Wi-Fi…

Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG Casa Torta, em Bichinho (Vitoriano Veloso) - Prados / MG

 

SERVIÇO

Casa Torta

  • Rua São Bento, 673 – Bichinho (Vitoriano Veloso), Prados – MG
  • Funcionamento: quarta, quinta e sexta, de 13h30 às 18h30 |sábados, domingos e feriados, de  10h às 18h30
  • E-mail: casatortabichinho@gmail.com
  • Entrada: R$ 5,00 – de quarta a sexta | R$ 10,00 – sábados, domingos e feriados
  • Confira a programação cultural da Casa Torta: Facebook

 

>> Veja onde comer na vila e outras atrações para visitar em Bichinho

 

Onde se hospedar em Bichinho

 

Bichinho conta com algumas pousadas aconchegantes no centro e no entorno. Quem busca descanso em um lugar bucólico também ficará muito satisfeito no povoado. Nós indicamos a Pousada Canto do Bichinho.

Fizemos um post detalhado contando como são os quartos, o atendimento, sobre o delicioso café da manhã e a experiência em se hospedar lá. Confira abaixo:

Pousada Canto do Bichinho: um refúgio de paz em MG

>> Reserve sua hospedagem na Pousada Canto do Bichinho na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)

 

Como chegar em Bichinho

 

O vilarejo está a 7 quilômetros de Tiradentes e a 12 de Prados. É simples encontrar a estrada de calçamento pela Rua dos Inconfidentes (Tiradentes).
Os aeroportos mais próximos de Tiradentes são os de Belo Horizonte, a cerca de 196 quilômetros e o de Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata a cerca de 175 quilômetros.
Quem vem de carro a partir do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 até Barbacena (270 Km), e em seguida pegar a BR-265 até a entrada de Tiradentes (53 Km).
Quem vem de BH deve seguir pela BR-040 até o trevo para Murtinho (5 quilômetros depois de Congonhas), e pegar a BR-383 até São João del-Rei, passando por Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada. Quem vem de SP pode seguir pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída para Lavras (380 Km), depois seguir pela BR-265 até a entrada para Tiradentes (110 Km).
Depois, são mais 7 quilômetros até Bichinho.

>> Se precisar alugar um carro para visitar o lugar, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

De ônibus, o destino deve ser São João del-Rei, através da Viação Sandra a partir de BH, Viação Paraibuna a partir do RJ, Viação Gardênia para quem vem de SP, e Transur para quem vem de Juiz de Fora. De São João del-Rey para Tiradentes há alguns horários por dia pela viação Presidente (32) 3371-5767, e de lá para Bichinho há alguns horários por dia pela Viação Vale de Ouro (32) 3371-5119.


Casa Torta – Bichinho – Prados, MG
Data da viagem: junho de 2017

por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *