• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Como é a visita na Gruta Casa de Pedra em SJDR

 

 

400 metros de extensão, cinco salões, galerias, labirintos e muitas lendas. A Gruta Casa de Pedra é uma das atrações outdoor de São João del-Rei e Tiradentes que surpreende por tudo isso e muito mais. O local é interessante para observar estalagmites e estalactites e é uma alternativa de passeio que fica no caminho entre as duas cidades históricas de Minas Gerais, localizadas no Campo das Vertentes.

O lugar foi cenário para o romance Maurício, de Bernardo Guimarães, e está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Algumas claraboias da caverna permitem a entrada da luz natural, o que confere tonalidades únicas e belezas fascinantes às paredes com formações calcárias de milhares de anos. Confira como é a visita guiada que dura cerca de 60 minutos.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR – MG

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

 

Gruta Casa de Pedra: a atração outdoor de São João del-Rei e Tiradentes

 

Trilha

 

Do ponto onde deixamos o carro até a entrada da gruta percorremos um caminho plano de cerca de 150 metros, cercado de verde. A trilha percorre uma antiga estrada asfaltada. Nesse momento, o condutor mostra algumas plantas e explica para que servem. Alguns exemplos são o guaco, que é expectorante, e a pimenta rosa.

 

Entrada da Gruta

 

Em poucos minutos chegamos até a formação rochosa, cujo processo de composição calcária remonta há mais de um bilhão de anos. A gruta, porém, foi moldada pela água há cerca de 300 mil anos. São os sedimentos trazidos pela água que se cristalizam e formam os espeleotemas. Há uma placa na entrada da caverna dando as boas-vindas aos aventureiros que adoram registrar lugares incríveis desse Brasil.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

 

Labirintos e galerias

 

Ao adentramos o local, as cores ocres das paredes internas chamam a atenção. O monitor explica a diferença entre as estalactites e estalagmites. Enquanto a primeira tem aquela gotícula pingante, a segunda, é a que se forma no local onde a gota cai. Quando as duas se juntam formam a coluna e quando a água cai pela parede, chama-se escorrimento. O tamanho da gruta impressiona: são diversos salões e corredores conectando-os. Cada um com atributos que os tornam mais interessantes, como a árvore curvada. Em vários salões vemos uma abertura no teto que permite a entrada de luz, criando nuances únicas nas paredes rebuscadas. Com a tradição histórica das cidades ao redor, eu chamaria de paredes “barrocas”. Uma das texturas mais interessantes confere a um dos salões o nome de “caixa de ovos”, por causa da sua aparência.

Em alguns trechos, há passarelas de madeira para facilitar o acesso e conservar o solo. Em outros locais específicos dentro da gruta é possível ver morcegos de três espécies diferentes – hematófagos, insetívoros e frugívoros. Mas acalme-se: eles não saem do lugar.

Em certo momento, experimentamos ficar por um minuto com as lanternas apagadas e em silêncio nas profundezas da caverna. É estranho constatar que o silêncio grita.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

À esquerda, estalactites. À direita, o tronco da árvore dentro da caverna.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

Gretas e Labirintos

 

Salão do Púlpito

 

Esse é o salão mais falado da Gruta Casa de Pedra. Em seu enorme interior há uma formação curiosa em formato que lembra um púlpito. Mas a fama é por causa da passagem de Dom Pedro II por ali e o equívoco que ele cometeu em afirmar na época sobre a não existência de estalactites. Outro fato interessante sobre o lugar é a visitação e registro realizado pela Expedição Langsdorff Russa de 1825. Durante o reconhecimento de Minas e São Paulo, foi feito um registro da gruta entre as cerca de 120 aquarelas e desenhos e 36 mapas produzidos durante a viagem.

Gruta Casa de Pedra: entre Tiradentes e SJDR - MG

Salão do Púlpito

 

As Lendas

 

Além da história acima, o guia nos contou algumas lendas locais que habitam o lugar. Ao visitar a gruta você também escutará as histórias do “fantasma da caverna” e do “buraco do inferno”.

 

Leia também: Atrações turísticas em São João del-Rei

 

Dicas para visitar a Gruta Casa de Pedra

 

  1. O passeio é pago e precisa ser agendado (32 98813-9894). Custa R$ 20,00 por pessoa (junho de 2017)
  2. É possível deixar o carro na entrada do lugar.
  3. É obrigatório o uso de capacete (com touca higiênica) e o mesmo já vem com lanterna.
  4. A visitação dura cerca de 60 minutos e atende grupos de até 45 pessoas.

 

S E R V I Ç O

Gruta Casa de Pedra

  • Rua Renato Russo, s/n – Zona Rural
  • Telefone: (32) 98862-8900
  • Funcionamento: sábados, domingos e feriados às 10h, 12h, 14h e 16h | dias de semana, só com agendamento

 

Como Chegar

 

A Gruta Casa de Pedra fica na Rodovia BR-265 entre São João del e Rei-Tiradentes, próximo ao Km 250. Para quem vem de São João del-Rei há placas indicando, mas quem vem de Tiradentes deve ficar atendo à entrada já que a placa foi removida. Para quem sai dessa cidade, a entrada para a atração fica à direita, menos de 1 quilômetro após a ponte do Córrego Pedra e antes da Pousada Caminho dos Sinos.

Os aeroportos mais próximos de São João del-Rei e Tiradentes são os de Belo Horizonte e o Aeroporto Regional da Zona da Mata – Presidente Itamar Franco.

De carro a partir de Belo Horizonte, basta seguir pela BR-040 até Congonhas e virar à direita na BR-383 até São João del-Rei. Quem vem do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 sentido Belo Horizonte até Barbacena e depois pela BR-265. De São Paulo, o acesso é pela BR-381 até Lavras e em seguida, pela BR-265.

De ônibus, vá através da Viação Sandra a partir de BH, Viação Paraibuna a partir do RJ, Viação Gardênia para quem vem de SP, e Transur para quem vem de Juiz de Fora.

>> Se precisar alugar um carro para visitar a região, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

 

Onde se hospedar

 
São João del-Rei e Tiradentes têm uma ótima oferta de hospedagens, com hotéis simples e mais sofisticados, pousadas em casarões, hostels e chalés.

>> Veja as opções de hospedagem e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)

>> Faça uma cotação do seu seguro viagem através desse link e aproveite com tranquilidade. Use nosso CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO e ganhe 5% de desconto no seu seguro.

Cupom: VIDASEMPAREDES5


Gruta Casa de Pedra: São João del-Rei e Tiradentes – MG
Data da viagem: junho de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Parabéns pelo ótimo texto (com descrições e informações) e belas fotos.
    Nunca fui ao local, apesar de ter ouvido falar, e estava muito curioso em conhecê-lo.
    Repassarei esta publicação aos meus conhecidos.
    Grato pelo trabalho primoroso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *