A Serra Fina e o início do Projeto 10 Pontos Culminantes

 

Quando a Serra Fina e a Serra do Caparaó entraram na agenda do meu 2015, me dei conta que 4 das montanhas mais altas do Brasil estavam localizadas nessas duas incríveis serras. Foi assim que surgiu a vontade de alcançar o cume das 10 montanhas mais altas do país, fora as outras nem tão altas, rs.

A Serra Fina faz parte da Serra da Mantiqueira, uma das mais importantes cadeias de montanhas do país, e fica entre Minas e São Paulo, nas cidades de Passa Quatro, Itanhandu, Lavrinhas e Queluz.

A travessia de 30 quilômetros parece muito maior do que realmente é. O motivo? A serra tem um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro entre a base e o topo da Pedra da Mina, que tem 2.798 metros de altitude e é o 5º ponto mais alto do país.

Entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte, no sul de Minas Gerais, a travessia também passa pelo Pico dos Três Estados, 2.665 metros, na tríplice fronteira entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esse é o 10º ponto culminante do país.

Outros pontos interessantes são Pico do Capim Amarelo (2.570 metros), Alto dos Ivos (2.519 metros), Pico Cabeça de Touro (2.649 metros) e Pico Cupim do Boi (2.543 metros), além do Vale do Ruah.

 

Travessia da Serra Fina

Travessia da Serra Fina

Crista da Serra Fina | Foto: Lúcio Lima

Travessia da Serra Fina

Marco Pico dos Três Estados

 

É considerada uma das travessias mais exigentes do Brasil, pois alguns trechos não têm fonte de água e é preciso carregar toda a quantidade necessária para dois dias. Além disso, as temperaturas são baixíssimas durante a temporada de montanhismo (maio a setembro). A região é inóspita e o esforço físico é enorme, mas cruzar a Serra Fina é uma experiência incrível, sem falar que a beleza é extraordinária e diferente em cada dia.

Os visuais compensam muito. Deve ser por isso que muitos montanhistas colocam essa no topo da lista quando planejam seus trekkings. É possível avistar o Parque Nacional do Itatiaia e várias montanhas da Serra da Mantiqueira.
Não é uma aventura para iniciantes e é preciso ter experiência, excelente condicionamento físico e planejamento para atravessar a Serra Fina, o que acontece geralmente em 4 dias, e na maior parte das vezes, no sentido Toca do Lobo para o Sítio do Pierre.

Foi pesado e foi a primeira vez que tive que abrir meu cobertor de emergência. Mas foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Nessa vida sem paredes.

Foi a 1ª etapa do meu Projeto 10 Pontos Culminantes do Brasil, que riscou da lista o 4º e o 10º colocados.

Com o projeto, além de vivenciar experiências incríveis na montanha, a proposta é documentar tudo e usar a visibilidade dessa conquista para promover questões como turismo consciente, montanhismo com responsabilidade, preservação e outros, a fim de influenciar as pessoas de forma positiva.

 

Leia também: As 6 maiores montanhas de Minas Gerais

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Serra Fina, Passa Quatro a Itamonte/MG

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Trilha Transcarioca: parte 1 | Vida sem Paredes

  2. Pingback:Projeto Vida sem Paredes nos 10 pontos culminantes do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *