5 motivos para ir ao Festival de Cinema de Tiradentes

 

O escurinho do cinema tem seu charme, mas depois do Festival de Cinema de Tiradentes, a sua concepção de “charme” pode mudar drasticamente. Isso porque um filminho ao ar livre, numa cidade histórica, com tanta gente apaixonada pelas telonas, tem um gostinho especial.
Nós queremos te encontrar lá e, por isso, listamos o que tem de tão legal em Tiradentes, cidade história de Minas Gerais criada em 1719, durante o ciclo do ouro, que ainda conserva o charme e o encanto de antigamente, mas que oferece excelente infraestrutura aos visitantes e atrai pessoas de várias partes do Brasil e do mundo para os seus festivais, restaurantes e pontos turísticos.

Não perdemos!

Ultima edição, em 2017

 

5 motivos para ir ao Festival de Cinema de Tiradentes:

 
1. É um dos principais do país

Informar, difundir e propor reflexões sobre o cenário cinematográfico brasileiro, essa é a proposta de um dos maiores eventos desse segmento no Brasil. Em 2017, a Mostra completou 20 anos e inaugurou o calendário audiovisual brasileiro. O evento oferece aos amantes da sétima arte uma intensa e diversificada programação cultural gratuita, com exibição de pré-estreias nacionais, filmes independentes, infantis e curtas com vários olhares e sotaques. A tenda principal, com uma programação variada, fica no centro histórico. Além dos filmes, tem oficinas, workshops, debates, intervenções artísticas, shows, lançamentos de livros e um cortejo dos artistas superanimado na abertura. Além da tenda principal, na praça da cidade existe outra tela incrível, a céu aberto em pleno Largo das Forras.

Um dos debates que assistimos em 2017

Centro Cultural Yves Alves, onde acontece grande parte da programação

Vida sem Paredes - Festival de Cinema de Tiradentes (2)

Cortejo da Arte pelas ruas de Tiradentes

Rua Direita, uma das principais da cidade, durante o cortejo

 

2. Tem muita gente interessante

A Mostra de Tiradentes é um evento nacional, então vem gente de todo canto, com conhecimentos diferentes e muita, mas muita vontade de trocar ideias e fazer amigos. E isso é o grande barato do festival: você conhece pessoas diferentes e aprende tanta coisa legal que não dá mais vontade de ir embora. Ou, se vai, volta todo ano. Nós, do Vida Sem Paredes, participamos da Mostra de Cinema de Tiradentes há quatro anos.

Vida sem Paredes - Festival de Cinema de Tiradentes (3)

Ruas de pedras e casarões antigos

 

3. Traz filmes premiados e pré-estreias nacionais

Além de filmes premiados em festivais mundo afora, o Festival de Cinema de Tiradentes apresenta longas independentes e pré-estreias nacionais, além, é claro de homenagear grandes artistas, entre eles diretores, atores, produtores e gente ligada ao cinema. Pra se ter uma ideia, em 2016 serão exibidos 100 filmes brasileiros. E o melhor de tudo: é de graça!

 

4. Tiradentes é ótima por si só

Mesmo sem nenhum evento especial, Tiradentes já é um ótimo destino. A cidadezinha barroca é menos monumental que outras espalhadas pelo interior de Minas Gerais, como Ouro Preto e Diamantina, mas consegue, com charme delicadeza, nos transportar pra outro mundo. É aconchegante, tem lindas igrejas do século XVIII e casarões antigos que abrigam deliciosos restaurantes e pousadas. Além disso, as charretes estacionadas na praça, as ruas estreitas de pedra pé-de-moleque dão a impressão de que o tempo decidiu dar uma paradinha por ali e não quis mais voltar a correr. Tudo isso cercado por uma bela moldura: a Serra de São José.

>> Leia também: Tiradentes: o que fazer na cidade histórica de MG

Vida sem Paredes - Festival de Cinema de Tiradentes (4)

Serra de São José

Vida sem Paredes - Festival de Cinema de Tiradentes (6)

O chame dos casarões antigos

 

5. Tem boa comida e boa bebida

Turismo gastronômico é o nosso forte. Mas também, é impossível chegar a Tiradentes e não querer se aconchegar em um dos seus charmosos restaurantes e se deliciar com a saborosa comida mineira. E tem pra todos os gostos viu! Tiradentes é rodeada por bares e restaurantes pra quem gosta de massas e vinhos, sanduíches e cervejas artesanais, cachaça local, chocolates, cafés… hum…deu até fome! Na Mostra de Cinema não é diferente. Além dos estabelecimentos, as pessoas se concentram nas ruas para conversar, comer bem e beber. Afinal, nada melhor do que celebrar e brindar a chegada de novos amigos e filmes.

Vida sem Paredes - Festival de Cinema de Tiradentes (5)

Matriz de Santo Antônio

Vida sem Paredes - Festival de Cinema de Tiradentes (9)

Nós e amigos que fizemos na Mostra

 

Confira aqui a Programação da edição 2017 do Festival de Cinema de Tiradentes.

 

Como Chegar

Os aeroportos mais próximos de Tiradentes são os de Belo Horizonte, a cerca de 196 quilômetros e o de Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata a cerca de 175 quilômetros.

Quem vem de carro a partir do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 até Barbacena (270 Km), e em seguida pegar a BR-265 até a entrada de Tiradentes (53 Km).

Quem vem de BH deve seguir pela BR-040 até o trevo para Murtinho (5 quilômetros depois de Congonhas), e pegar a BR-383 até São João del-Rei, passando por Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada. Quem vem de SP pode seguir pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída para Lavras (380 Km), depois seguir pela BR-265 até a entrada para Tiradentes (110 Km).

> Se precisar alugar um carro para visitar Tiradentes, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

 

De ônibus, o destino deve ser São João del-Rei, através da Viação Sandra a partir de BH, Viação Paraibuna a partir do RJ, Viação Gardênia para quem vem de SP, e Transur para quem vem de Juiz de Fora. De São João del-Rey para Tiradentes, os horários pela viação Presidente (32) 3371-5767 são:

 

São João del-Rei -> Tiradentes
Segunda a sexta: 7:00, 08:15, 09:10, 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:15, 17:45 e 19:00
Sábados, domingos e feriados: 07:00, 08:15, 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:15, 17:45, 19:00

Tiradentes -> São João del-Rei
Segunda a sexta: 06:20, 7:20, 7:30, 08:40, 09:40, 11:10, 12:10, 12:30, 14:00, 15:00, 15:30, 16:30, 17:40, 18:30 e 19:00
Sábados, domingos e feriados: 07:30, 08:50, 11:10, 12:30, 14:00, 15:30, 16:55, 18:15, 19:30

 

> Confira as diversas opções de hospedagem nesse link. (Se reservar através dele você ajuda o blog Vida sem Paredes a continuar compartilhando dicas de viagens e não paga a mais por isso – obrigada!)


Distâncias até Tiradentes – MG:
190 Km de Belo Horizonte – MG
772 Km de Brasília – DF
260 Km de Ouro Preto – MG
330 Km Rio de Janeiro – RJ
14 Km São João del Rei – MG
480 Km de São Paulo – SP
738 Km de Vitória – ES

Por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Pingback:4 lugares para curtir o Réveillon | vida sem paredes

  2. Opa eu quero ir: ) quero encontrar vcs!

  3. Pingback:Tiradentes: o que fazer na cidade histórica de MG | vida sem paredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *